O processo de escolha dos temas de pesquisa do Crepop respeita as indicações da categoria para elaboração de referências técnicas. Desta forma o tema dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos foi elencado por psicólogas e psicólogos durante o 8º Congresso Nacional da Psicologia (CNP, 2013) e definido pela Assembleia de Políticas, Administração e Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia para o ciclo de pesquisa de 2015. Desde então o Crepop tem se debruçado sobre o tema com fins a implementar a coleta de dados. Em dezembro de 2017 a APAF reafirmou a necessidade de finalização desta pesquisa definindo como tema para 2018 com foco na pesquisa qualitativa conduzida pelos CRPs.
O tema de violência obstétrica surge como indicativo de referência técnica para o Crepop durante o 9º CNP (2016) e, após debates entre as/os técnicas/os da rede Crepop, foi sugerida à APAF a absorção do tema da violência obstétrica enquanto direito reprodutivo na pesquisa sobre Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.
Segundo o cronograma de trabalho para Rede CREPOP em 2018, a etapa qualitativa desta pesquisa será realizada ao longo do primeiro semestre do referido ano.
Tweetar