Metodologia

O conjunto de ações em pesquisa desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Centro de Referências em Políticas Públicas (CREPOP), está organizado a partir da diretriz Investigação Permanente em Psicologia e Políticas Públicas, que consiste em pesquisar nacionalmente o fazer dos psicólogos, diante das especificidades regionais.

O processo investigativo implica na construção e atualização de um banco de dados para comportar informações referenciadas, inclusive geograficamente, sobre profissionais de psicologia, legislações, documentos, programas e entidades que desenvolvem ações no Campo das Políticas Públicas. Essas informações possibilitarão subsídio às intervenções e à produção de documentos de referência para a atuação de psicólogos nesse campo. Para tanto esse processo investigativo foi divido em três circuitos.

O primeiro circuito consiste no recorte do campo, delineamento do objeto, pesquisa bibliográfica sobre legislações, documentos, programas e entidades do tema e da politica em questão. Esse circuito conta também com um retrato da distribuição da política em todo país.

O segundo circuito consiste na coleta de dados junto aos psicólogos e aos locais onde ocorre a atuação referente ao campo investigado. Para isso são utilizados diferentes instrumentos que permitam o contato direto com o psicólogo que atua na política. Esse circuito termina com a sistematização dos dados obtidos e a elaboração dos relatórios da pesquisa, quantitativo e qualitativo.

No terceiro circuito ocorre a elaboração do documento de referência para a prática do psicólogo no campo de política pública investigado.

Cada circuito é concluído com a apresentação de seus produtos específicos: mapeamento e análise do campo de prática definido a partir de uma política pública, no primeiro circuito; relatórios quantitativos e qualitativos sobre a atuação dos psicólogos naquele campo, no segundo circuito; documento referência para a prática dos psicólogos na área investigada, no terceiro circuito.

Fluxo metodológico CREPOP

Para conhecer na íntegra a Metodologia do CREPOP, clique aqui.